O Gabinete de Identificação de Escritas e Análise de Documentos visa identificar documentos suspeitos de falsificação. Este gabinete divide-se em duas grandes áreas: (i) Comparação de Escrita Manual que investiga documentos ou assinaturas suspeitos de terem sido falsificados manualmente e (ii) Análise Física de Documentos, que utiliza procedimentos espectroscópicos e cromatográficos para determinar falsificação de documentos, papel moeda, entre outros.  Este serviço pericial é realizado por peritos, investigadores e docentes, com um elevado nível de formação e experiência neste campo forense.

 

Objetivos do Gabinete de Identificação de Escritas e Análise de Documentos

O Gabinete de Identificação de Escritas e Análise de Documentos tem como objectivo o desenvolvimento desta área do ponto de vista académico e estabelecer um relacionamento estreito com a comunidade, aplicando este conhecimento à atividade pericial e formação avançada para todos os profissionais que lidam diariamente com documentos escritos, documentos de identificação e papel moeda, entre outros.

 

Áreas ação dos colaboradores do Gabinete de Identificação de Escritas e Análise de Documentos

O Gabinete de Identificação de Escritas e Análise de Documentos integra as três grandes áreas do LCFPEM. Os projetos de investigação são propostos em associação com a química forense e as ações de formação nas áreas da comparação da escrita manual e da documentoscopia é realizada pela área de formação do LCFPEM. Os serviços periciais nesta área centram-se na identificação e comparação forense de escritas, bem como na aplicação de Paleografia e Grafopsicologia. No que respeita à análise de documentos determina-se se neles ocorreram alterações ou rasuras, bem como se a sua elaboração foi realizada em momentos diferentes, através da observação da textura do papel e da composição das tintas. Selos, carimbos e outros elementos integrantes do documento são também objecto de estudo, podendo ainda haver a possibilidade de analisar, com viabilidade de leitura, escritas apagadas ou obliteradas.

 

Serviços Disponíveis:

Análise Documental:

- Autenticidade/falsidade de documentos: Determina a autenticidade do documento questionado e verificar se a falsificação do documento é parcial ou total.

- Deteção de Alterações ou Rasuras: Deteção, com equipamento especializado, de alterações de documentos e da natureza das alterações. É ainda possível obter a reconstituição inicial do documento questionado.

- Análise de tipos de impressão: Determinação dos sistemas de impressão que produziram determinado documento (impressão a laser, a jacto de tinta, fotocópia) e ainda, se houve manipulação ou alteração do documento, utilizando diferentes sistemas de impressão.

- Datação Relativa: Determinar se um documento foi totalmente produzido no mesmo momento ou em momentos diferentes. Poderá também determinar-se num documento qual a impressão ou escrita que terá sido primeiramente realizada.

- Análise de papéis: Análises ao papel de diferentes documentos de forma a determinar se têm a mesma origem ou origens diversas.

- Análise de tintas: Análise á tinta de impressão de documentos questionados e sua comparação com outros documentos ou com os meios impressores, nomeadamente tinteiros de impressoras de jacto de tinta.

Perícias de escrita manual:

- Determinar a veracidade de assinaturas e escritos: Consiste em determinar, mediante comparação, se as assinaturas/escritos questionados foram realizados pela pessoa a quem pertence o corpo de escrita indubitado ou se foram produzidos por outras pessoas.

- Análise e identificação de autoria em assinaturas e escritos: Consiste em analisar e identificar o autor de assinaturas/escritos questionados, mediante a comparação com assinaturas/escritos inquestionáveis.

- Análise e identificação de anónimos: Os escritos anónimos têm como característica a ausência do nome verdadeiro do autor e costumam ser realizados com grafias que mais se afastam da escritura habitual, alterando todos os elementos gráficos. Através da comparação de anónimos, é possível determinar se existe ou não uma comum autoria entre os escritos anónimos e de seguida compará-los com escritos incontestáveis, procedendo assim, sempre que possível, à identificação dos mesmos.

- Análise de escrita apagada e escrita obliterada: Ao incidir radiação com diferentes comprimentos de onda, as tintas comportam-se de forma desigual o que vai permitir separá-las. Esta propriedade das tintas permite, com a utilização de equipamento específico, a leitura de escrita apagada, ou em outros casos, a leitura de escrita obliterada.

Informações/Material de Suporte

Descarregue em baixo

document_3530.png