O Serviço de Biologia Forense, é parte integrante do Laboratório de Ciências Forenses e Psicológicas Egas Moniz (LCFPEM).  Tem como missão promover o serviço à comunidade nas áreas da Microbiologia Forense, da Palinologia Forense, da Entomologia Forense e da Análise de Fibras, através dos seus peritos, investigadores e docentes.

 

Objetivos Gerais do Serviço de Biologia Forense

O Serviço de Biologia Forense presta serviços técnico-científicos de qualidade e rigor, respondendo às necessidades da comunidade na área da Biologia Forense, tendo sempre presente uma estreita colaboração entre o meio científico e académico e o contexto profissional. Pretende ainda contribuir para a formação de estudantes e profissionais da área forense.

 

Serviços Disponíveis

O Serviço de Biologia Forense realiza análises e emite pareceres nas áreas da Microbiologia Forense, Palinologia Forense, Entomologia Forense e Análise de Fibras, especificamente:

 

Microbiologia Forense

-Isolamento, identificação e caracterização de microrganismos

-Estudos de relacionamento epidemiológico entre microrganismos

Palinologia Forense

-Análise palinológica de amostras forenses para ligar pessoas a locais

-Análise palinológica de amostras forenses para determinar percursos de pessoas ou objetos

-Entomologia Forense

-Processamento e identificação de material

 

Análise de Fibras

-Identificar a origem de fibras que possam ser transferidas para cena de crime, para uma peça de roupa ou outro objeto, e comparar com peças de roupa ou outros têxteis que possam estar na origem dessa transferência