Logo Internacional da Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior, Crl

Instituição

O Laboratório de Ciências Forenses e Psicológicas Egas Moniz (LCFPEM) está enquadrado na Egas Moniz, uma Instituição de referência no panorama do ensino da Saúde e das Ciências Forenses no nosso país.

 

A Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz, Crl é uma instituição pioneira no ensino das Ciências Forenses, tendo desenvolvido a primeira licenciatura de Ciências Forenses e Criminais do país, bem como o único Mestrado europeu em Ciências Forenses em parceria com as Universidades de Lincoln e Córdoba, ao abrigo do programa Erasmus Mundus da Comissão Europeia.

 

Assim, a Egas Moniz acolhe académicos e peritos forenses de todo o mundo, com uma vasta experiência na área das Ciências Forenses e altamente qualificados a promover a formação de alunos no ensino pré e pós-graduado.

 

Situando-se no Campus Universitário Egas Moniz, o LCFPEM, consagra-se à comunidade em três grandes áreas: Investigação, Formação Profissional e Perícias Técnico-Científicas e Médico-Legais, fazendo a ponte entre o meio académico e a sociedade.

 

O LCFPEM oferece Perícias Médico-Legais nas áreas da Medicina Dentária Forense, Patologia Forense e Psicologia Forense e Perícias Técnico-Científicas nas áreas de Biologia Forense, Química/Toxicologia Forense, Farmacologia Forense, Análise Documental e Comparação de Escrita Manual, cujos destinatários são os Tribunais, Advogados e Particulares.

 

Promove-se ainda formação na área forense para profissionais, nomeadamente através da organização de Workshops mensais, que se destinam concretamente a Magistrados, Advogados, Médicos, Cientistas Forenses, Investigadores Criminais, Agentes Políciais, Químicos, Biólogos e Estudantes das áreas anteriormente referenciadas.

 

Finalmente, o LCFPEM tem projectos de investigação a decorrer em Toxicologia Forense, Química Forense, Botânica/Geologia Forense e Medicina Dentária Forense e conta com técnicos especializados e académicos com elevada experiência na área forense.