Fresh

SEJA-BEM VINDO(A) AO

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS FORENSES E COMPORTAMENTO CRIMINAL DO INSTITUTO UNIVERSITÁRIO EGAS MONIZ (IUEM)

Pelo sexto ano, o curso de Ciências Forenses e Criminais do Instituto Universitário Egas Moniz, organiza o seu congresso, procurando dar a conhecer os contributos e mais-valias desta área em Portugal. Este ano, dada a relevância e impacto social/psicológico gerado na comunidade devido aos incêndios de 2017, debruçamo-nos sobre o tema do Incendiarismo, na sua perspetiva multidisciplinar e com a exposição de base técnico-científica sólida, de alguns dos mais importantes especialistas sobre esta área no País.

Paralelamente, e como momento de reflexão sobre o passado, presente e futuro das ciências forenses em Portugal, focado na perspetiva de contribuição do IUEM enquanto agente formador no Ensino Superior, serão "visitados" os Alumni Egas Moniz, que começam a deixar a sua marca nas Ciências Forenses a nível nacional e internacional. Convidamo-lo a fazer parte desta iniciativa.

A Comissão Científica

A Comissão Organizadora

TEMAS EM DESTAQUE - "INCÊNDIOS FLORESTAIS EM PORTUGAL, QUE FUTURO NOS DITARÁ O PASSADO"

Sendo os incêndios florestais em Portugal um flagelo cíclico que vem sendo interiorizado como uma fatalidade nacional, com a produção de mais de cem vítimas mortais em dois momentos de terror, como se de uma ação terrorista se tratasse, deixando toda uma nação incrédula e impotente. Assim, é urgente compreender quais as verdadeiras causas desta realidade e em que se consolida a letargia social reiteradamente observada de forma a projetar um futuro diferente em resultados e mentalidades e por que caminhos.
Para tal teremos este último painel que será um debate aberto ao público, para serem colocadas todas as questões que queiram ver esclarecidas.